quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Concilie a festa de aniversário com o projeto de emagrecer Veja o certo e o errado desse tipo de evento e coma de tudo sem culpa

Estava passeando pela net e vi essa reportagem tudo de bom, já que na minha familia tem um monte de festas, ta ai algumas dicas:

Coxinha, brigadeiro, refrigerante e ainda tem o bolo. Tudo nas festas de aniversário é uma tentação, na medida certa para estragar a sua dieta e a disposição em emagrecer. Aceitar um convite desses, sem precisar compensar o estrago na segunda-feira, é um desafio e tanto para a turma da dieta. Vencer as dificuldades dá trabalho, mas algumas dicas facilitam a missão. "Sair de casa preparado e ter certeza do seu projeto de emagrecimento são fundamentais para ir à festa e aproveitá-la sem voltar para casa com culpa", afirma a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba. Confira o certo e o errado das festas de aniversário e nunca mais falte ao evento por medo de engordar.

1. Errado: sentar ou ficar perto da comida
"A proximidade com os salgadinhos e os doces aumenta sua vontade consumi-los", diz a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. Você acaba comendo mais por gula, às vezes nem sente mais fome ou vontade.

2. Certo: procurar um lugar distante da tentação
Segundo a nutricionista, permanecer longe das bandejas de doces e salgados contribui e muito para o controle do apetite. "É mais fácil se distrair e tirar o foco da comida", afirma Raquel. 

3. Errado: ficar sem comer para aproveitar a festa
Pular algumas refeições para economizar calorias, consumidas mais tarde no aniversário, é uma cilada. As horas sem comer aumentam sua fome, fazendo com que você coma mais do que a dieta permite.

4. Certo: fazer um lanche antes de sair de casa
O ideal é comer um pequeno lanche antes de ir à festa, pode ser uma fruta ou um sanduíche leve. "Com o estômago saciado, você seleciona melhor ao quantidade e a qualidade do que vai consumir na festa", diz Raquel Maranhão. 

5. Errado: experimentar de tudo o que é servido
"Selecione o que vai comer. A falta de limites causa o ganho de peso e o aumento de gordura corporal, atrapalhando sua motivação para persistir na dieta", diz a nutricionista Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker, em São Paulo.

6. Certo: analise as opções e escolha sua favorita
Antes de começar a comer, olhe bem o que está disponível nas mesas ou bandejas. "Você vai encontrar opções mais saudáveis e saborosas, sem precisar se preocupar com os quilos ganhos", afirma a nutricionista. 

7. Errado: comer normalmente no dia da festa
Se você vai comer algo mais calórico no fim do dia, controle o cardápio nas refeições anteriores. "Guarde calorias para consumir depois, evitando restringir ainda mais as opções e as quantidades que poderão ser ingeridas na festa", diz a nutricionista Camila.

8. Certo: consumir pratos mais leves para economizar calorias
"No dia da festa, faça refeições mais leves, mas sem ficar com fome", diz Camila. A nutricionista recomenda uma refeição rica em fibras, que aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura, juntamente de uma fonte de proteína, que tem uma digestão mais lenta, contribuindo para manter a saciedade. "Uma opção é salada de folhas verdes, legumes crus, arroz integral e peixe grelhado."

9. Errado: comer os salgados fritos
Coxinha, bolinha de queijo e outras frituras possuem uma grande quantidade de gorduras. "Todo esse óleo é veneno para quem está tentando emagrecer", diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

10. Certo: preferir salgados assados
"O ideal é optar pelas torradas com pasta, pães de queijo ou salgadinhos à base de massa de pão, como esfihas e enroladinhos", diz Myrla.  

11. Errado: comer qualquer sanduíche
Caso a festinha tenha sanduíches de sabores variados, o melhor a fazer é fugir dos recheios embutidos ou com queijos amarelos, que possuem muita gordura e sódio, acabando com a dieta.

12. Certo: comer o sanduíche de peito de peru com queijo branco
"Preferir queijos e carnes mais magras ajuda a diminuir a ingestão de gordura e facilita a manutenção da dieta", diz a nutricionista Myrla. Outras boas opções são sanduíches caseiros, como o de carne desfiada.

13. Errado: beber refrigerante
"Os refrigerantes têm calorias vazias, não oferecem nenhum valor nutricional ao organismo", diz a nutricionista Raquel. Além disso, a bebida é rica em sódio e açúcar, ingredientes que são velhos inimigos da dieta.

14. Certo: beber sucos
Prefira os sucos naturais ou industrializados sem açúcar e conservantes. "Se você não resistir ao refrigerante ou ele for a única opção disponível, dê preferência às versões light ou zero", diz Raquel Maranhão.

15. Errado: comer bolo e docinhos
Os doces, mesmo que em pequena quantidade, reúnem muito açúcar e gorduras. "Um único brigadeiro, por exemplo, tem 80 calorias", diz a nutricionista Raquel. Já os bolos de aniversário costumam ser recheados e levar coberturas como chantilly ou chocolate, muito calóricos.

16. Certo: comer docinhos ou bolo
O melhor seria comer cerca de dois docinhos ou uma fatia fina de bolo, só para provar. "Se você não consegue resistir às sobremesas, coma menos salgados. Assim sobra uma cota extra de calorias para você comer tanto a fatia de bolo quanto um docinho", diz Raquel.

Algumas dicas, se quiserem conferir o site só da uma olhada aki: Concilie a festa de aniversário com o projeto de emagrecer

Tudo certo na RA e AF ontem e hj estou indo mto bem tb. Findi chegando mas sei que vamos passar por ele vitoriosas. TEnham um otimo dia,bjs

2 comentários:

  1. Adorei o post, festa é um momento crítico na minha vida, me dá amnésia alimentar, o monstro da compulsão costuma vencer, vou usar várias dessas dicas na próxima.
    Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post já tinha lido algo parecido,mas não era tão completo,estas dicas me ajudarão muito.

    ResponderExcluir

Seu recadinho me dá forças para continuar! Obrigada.